Home Contato Lojinha Depoimentos de Clientes
15

Repostando e Tirando dúvidas - Pintando com Giz de Cera

Já faz algum tempo que postei esse Pap, e muitas dúvidas surgiram, como andei afastada do blog elas ficaram sem respostas, então resolvi postar de novo e responder as perguntas que me fizeram nos comentários:


1- Voce pinta o desenho na lixa e depois transfere com o ferro de passar para a camiseta, mas não passa nada por cima e não sai quando lava...
Resp: Eu não faço o desenho na lixa, a lixa usa-se embaixo do tecido para poder o giz pegar no tecido, o ferro passo no desenho depois de tudo pintado, para meio que derreter a cera e por cima passa Termolina Leitosa. 

2-Quando lavar os panos depois de pintado?
Resp: Na verdade eu não sei se tem um tempo certo, pois eu faço um monte de uma vez e só depois de fazer o bico de crochê eu coloco em uso, então não sei quando se pode lavar, mas acredito que não deve ter que esperar não...depois da Termolina seca ele já está protegido.

3-O pano de prato não tem perigo de desbotar?  
Resp: O meu não desbotou não 

4-A termolina secou e o tecido ficou duro... fica assim mesmo? 
Resp: Tá ai um grave problema, o meu também fica...mas é assim mesmo, depois que lavar a primeira vez, ele fica mais maleavel.

5-Gostaria de saber se a termolina depois de várias lavagens ela não sai,e se ela sair o desenho sai também?  
Resp: Mesmo depois de lavar a Termolina não sai, e por isso a pintura continua 

6- Contornei com a mesma caneta para tecido da foto acima, logo passei a termolina leitosa mas achei que essa caneta borra, mesmo em traços finos. Há um tempo de espera para que seja contornado e depois passar a termoçina leitosa para que isso não aconteça?
Resp: Sim, não tem tempo certo, mas é necessário esperar a tinta da caneta secar bem para só depois passar a Termolina, senão seu trabalho vai borrar todo. 

7- Quando termino de passar o ferro a aparencia da textura da cera continua a mesma?
pensei que ficaria diferente que derreteria a ponto de mudar a textura.
 
Resp: É assim mesmo, a aparência não muda, o que o ferro faz é somente tirar um pouco o lisinho da cera para que a termolina adere melhor sobre ela, para assim proteger na hora de lavar. Se você reparar no papel toalha que é colocado sobre o tecido fica um pouco da cera.

8-Posso fazer esta técnica em qualquer tecido e pode ser em tecido de cor?? E em vez de termolina pode ser cola para tecido? 
Resp: Acredito que possa fazer em outro tipo de tecido sim, já vi por ai, essa mesma tecnica sendo usada para pintar camiseta, e acredito que a cor do tecido não interfira no processo, exeto pela pouca disponibilidade de cor dos lápis de cera...exemplo: em um tecido verde, que cor pintar uma folha...eu não recomendo usar cola para tecido sobre o desenho não, pq vai ficar grudando, o certo mesmo é a Termolina, ela sim vai proteger seu trabalho e não vai grudar.

Bom é isso, não coloquei os nomes da pessoas que tinham as dúvidas, porque a maioria era anônima e por achar que serve para todos. Se ainda restar alguma dúvida..não se acanhe e pergunte mesmo, é assim que aprendemos. Abaixo o Pap para quem ainda não viu..Bjus

Pintando com Giz de Cera - Postado em 08 de Abril de 2009. 
Olá...hoje estou aqui para ensinar um jeito novo que aprendi de pintar pano de prato, com giz de cera...é muito fácil e fica lindo.
Materias:

Pano de prato riscado
Lixa para madeira
Giz de cera

Papel toalha
Caneta para tecido ou permanente.
Termolina leitosa.Coloque a lixa por baixo do desenho, com o lado grosso para cima

Pinte com o giz de cera os desenhos.Depois de tudo pintado, coloque uma folha de papel toalha por baixo e outra por cima do desenho, e passe com o ferro morno, para retirar a cerinha do giz.
Faça o contorno do desenho com a caneta e passe a termolina leitosa...senão quando lavar sai toda a pintura.É rápido e muito fácil de fazer, espero que tenham gostado... mãos a obra.
Vejam alguns que eu já fiz

15 comentários:

Rachel disse...

Oi Mana, tudo certo?

Achei linda essa camiseta, não sei se você já viu
http://fadinhadaarte.blogspot.com/2011/01/camiseta-patchcolagem-bela-flor-versao.html,
Muito fofa e não parece ser difícil de fazer, né...o que vc acha?

Bjuss!!!

francinenazario@ disse...

Passei termolina leitosa no tecido pra reforçar um bordado em ponto cruz e por algum motivo quando a termolina secou ficou tudo amarelado. O que eu faço pra retirar essa termolina? POr favor alguém me ajude!

cassarte disse...

Nossa! Que ideia "massa" menina?!
Amei!
Vou tentar fazer com minhas crianças lá da igreja, tenho certeza que eles vão amar!
Brigadão pela ideia e parabéns...
Cássia
(cassarteartenoato.blogspot.com)

Anônimo disse...

Adorei essa técnica de pintar com giz de cera além de ficar maravilhoso o desenho, é muito rápido e não faz sujeir. Amei.

Anônimo disse...

olha adorei as pinturas, eu fiz ums caminhos de mesa e esperei ,ais de 72 horas para lavar mas o vermelho das flores sairão um pouco, não sei o motivo a unica coisa q fiz q não confere cm o seu e q não coloquei o papel toalha em baixo do tecido,olha gostei tanto do trabalho,só q fiquei muito triste quando lavei e saiu, o q fiz de errado? tem q passar muita termolina? me responda por favor. se possivel mande a resposta no meu imail, angelaprado_@hotmail.com. bjusss... obrigada.

Suélen Oliveira disse...

É muito prático... Adorei!!!

Unknown disse...

ameii sua dica eu estou fazendo trabalhos com giz de cera e estava com enorme problema na hora de passar a termolina sobre a caneta permanente .
muito muito obrigada pela dica eu ja estava desistindo pois td trabalho borrava e agora esta ficando bem melhores ,valewww pela dica

Anônimo disse...

Bom se eu passr termolina e depois lavar sai o desenho ??

Unknown disse...

bom dia eu pintei o pano passei o ferro e a termolina depois de alguns dias lavei o pano e a pintura desboto inteira pq ?

Anônimo disse...

Pintei um pano de boca e uma fralda motivo corujinha com giz de cera ficaram lindos, porém quando contornei com a caneta da acrilex principalmente a cor rosa danificou todo o meu trabalho. A tinta espalhou.

Unknown disse...

Posso diluir a termolina em água pra não ficar muito duro o tecido?

Anônimo disse...

Olá! Se eu fizer essa técnica em roupas, vou poder passar ferro nelas depois pra usar? Se puder me enviar a resposta no meu email : kelenmmb@gmail.com Agradeço!!!!

Anônimo disse...

Oi a pinturas de meus panos de prato com tinta comum esta desbortando conforme a lavagem,o que posso passar em cima...responda

Unknown disse...

Qualquer tipo de tecido eu posso usar voz de cera

Unknown disse...

Foi mau escrever errado.Qualque tipo de tecido eu posso usar giz de cera